O aeroporto de Fortaleza está com a previsão de receber 473.181 passageiros em dezembro deste ano. Um crescimento de 15%, referente ao mês anterior. Além disso, serão 3.423 voos domésticos e internacionais, que atenderão 27 destinos. Entre eles, a retomada de três rotas diretas: Buenos Aires, Ribeirão Preto/SP e São José do Rio Preto. Para o acumulado do ano, a expectativa é que mais de 5.6 milhões de passageiros passem pelo Fortaleza Airport.
Em dezembro, o Fortaleza Airport também terá um aumento na frequência de voos vindos de Lisboa, pela companhia aérea TAP, passando para 10 vezes por semana. A empresa aérea também alcançou a marca histórica de 171 mil passageiros, maior fluxo entre Fortaleza e Lisboa já registrado.
A Latam está prestes a alcançar níveis pré-pandemia, voando com mais de 2.8 milhões de passageiros para 14 destinos nacionais e Miami. Já a Azul dobrou seus destinos para 22 (comparado a 2019), tornando Fortaleza o 4º destino mais procurado em suas plataformas.
Além disso, a rota Fortaleza-Paris está com uma aeronave maior, o Airbus A350-900 da Air France, com capacidade de 100 passageiros a mais por voo.
Origens/destinos para dezembro/2023:
Aracati, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Buenos Aires, Campina Grande, Campinas, Fernando de Noronha, Guarulhos, Iguatu, Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Lisboa, Manaus, Miami, Natal, Paris, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Sobral, Teresina e Uberlândia.
Negócios
A Fraport Brasil, administradora do aeroporto de Fortaleza e Porto Alegre, esteve presente no maior evento de desenvolvimento de rotas aéreas do mundo, o Routes World 2023, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de outubro, na Turquia, com a participação de 250 empresas aéreas, 400 aeroportos, 110 países e 80 empresas de promoção.
Na ocasião, a Fraport Brasil se reuniu com diversas companhias aéreas, como a AeroMexico, American Airlines, Avianca, Condor, Discover (Lufthansa), Iberia, JetSmart, KLM, LOT, entre outras.
“Nos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre ainda não atingimos a movimentação de passageiros registrada em 2019, mas estamos confiantes no mercado brasileiro e esperamos a recuperação nos próximos anos”, afirma Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil. Segundo Pedro Navega, gerente de aviação da concessionária, “a presença no Routes World se mostra importante, pois é nestes eventos que relembramos às empresas aéreas internacionais que os nossos aeroportos são relevantes”.
Plano de incentivo de voos
Neste mês, a Fraport Brasil lançou o novo Plano de Incentivo para voos regulares. O programa refere-se a benefícios vinculados às receitas tarifárias, com o objetivo de incentivar os voos domésticos no aeroporto de Fortaleza. Confira aqui.