Our website uses cookies to provide you, users, content and services of interest to you, to improve the experience during your browsing. We emphasize that said use is carried out in accordance with legal obligations in relation to the processing of personal and regulatory data applicable to the airport segment.
To continue browsing it is important that you read and understand the terms of our Cookie Policy.

Fraport Brasil oferece cursos para formação de bombeiro de aeródromo

A Fraport Brasil, administradora dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, disponibiliza à sociedade cursos especializados para formação de bombeiros de aeródromo, por meio da OE-SESCINC (Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis).

Mais de 500 alunos já foram formados em 17 aeroportos do país. A organização de ensino da Fraport Brasil é certificada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no tipo 2 - formação teórica e prática -, é líder no segmento e oferece as melhores soluções em treinamentos para bombeiros de aeródromo em todo território brasileiro.

Dentre os treinamentos, destacam-se o CBA-2 (Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo), CBA-AT (Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo), CBA-CE (Curso de Bombeiro de Aeródromo Chefe de Equipe de Serviço), e o CBA-MC (Curso de Especialização de Bombeiro de Aeródromo Motorista/Operador de CCI).

Além disso, é pioneira na especialização CBA-CE, quando considerados os aeroportos geridos pela iniciativa privada no país, e está apta a atender qualquer demanda por esse tipo de treinamento profissional.

Segundo Carlos Schmid, diretor de emergência e segurança no Fortaleza Airport e Porto Alegre Airport, “a OE-SESCINC Fraport Brasil conta com uma equipe de instrutores multidisciplinar com a mais avançada metodologia de ensino. Todos são homologados pela Anac, com expertise em ministrar treinamentos”.

“O objetivo da organização é preparar o bombeiro de aeródromo para salvar e resgatar vidas humanas em qualquer emergência aeronáutica de qualquer aeroporto”, comenta Roberto Pereira, gerente de resposta à emergência da Fraport Brasil.

Além da preparação para salvar vidas, o curso desenvolve competências de liderança e atribuições de bombeiros de aeródromos em cenários de emergências aeronáuticas e não aeronáuticas.

Sobre os cursos

O CBA-2 tem por finalidade habilitar o Bombeiro de Aeródromo para atuar nos aeroportos do Brasil. Já o CBA-AT tem o objetivo de atualizar tecnicamente os profissionais bombeiros que possuem formação e experiência na área de Salvamento e Combate a Incêndio e atuam nas atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis. O CBA-CE e o CBA-MC especializam o bombeiro de aeródromo nas funções de Motorista/Operador de CCI (Carro Contraincêndio) e Chefe de Equipe de Serviço, respectivamente.

Os interessados em se profissionalizar como bombeiro de aeródromo podem acessar o link: https://fortaleza-airport.com.br/pt/cursos/oesescinc. É preciso, no mínimo, ser maior de idade, ter completado o ensino médio e ter formação como bombeiro civil ou militar.