Glossário aeroportuário
Aeródromo: área definida sobre a terra ou água destinada à chegada, partida e movimentação de aeronaves.
Alfândega: é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes. Nos aeroportos brasileiros, esta área fica sob a responsabilidade da Receita Federal.
Aquaplanagem: fenômeno que ocorre quando as rodas da aeronave não conseguem ter um contato adequado com a pista reduzindo, assim, o atrito necessário para a atuação eficiente dos freios. Acontece, normalmente, devido à formação de uma lâmina de água entre o pneu e a superfície da pista.
Arremeter: é uma manobra realizada pelo piloto quando ele identifica que as condições para o pouso não estão plenamente favoráveis e planeja fazer uma nova aproximação.
Cabeceira de pista: início da pista de pouso e decolagem destinada ao pouso.
Codeshare: é um acordo entre as companhias aéreas para transporte de passageiros. O passageiro compra o bilhete com uma determinada empresa e voa com uma companhia parceira.
Conexão: acontece quando o passageiro desembarca em uma cidade, que não é o seu destino, e embarca em outra aeronave para continuar a viagem.
Escala: ocorre quando o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino para abastecer, embarcar ou desembarcar, mas o passageiro não precisa trocar de avião até o seu destino.
IATA: definido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (International Air Transport Association), é um código aeroportuário composto por três letras que designa os aeroportos em todo o mundo.
ICAO: definido pela Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organization), é um código aeroportuário composto por quatro letras que identifica os aeroportos ao redor do mundo. A primeira letra corresponde ao continente, a segunda ao país de origem e as últimas identificam o aeroporto.
Instrument Landing System (ILS): é um sistema de pouso por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que está na fase de aproximação final de uma determinada pista.
No-show: termo utilizado pelas companhias aéreas quando passageiros não se apresentam para o embarque.
Overbooking: é a venda de passagens aéreas acima do número de assentos da aeronave.
Push-back: procedimento de reboque da aeronave, desde a porta de embarque até a taxiway para a partida dos motores.
Taxiway: é uma faixa de pista em que a aeronave pode rolar (taxiar) para um hangar, terminal ou pista.