Manual sobre o tema foi lançado este mês e traz instruções sobre o equipamento na área da aviação
Um webinar entre autoridades da área da aviação abordou orientações e benefícios do uso de drones em aeroportos, uma tecnologia que vem trazendo ganhos importantes para a área. A conversa ocorreu na terça-feira (30/09), e segue disponível no Youtube do Porto Alegre Airport.
A live reuniu integrantes da Fraport Brasil (administradora dos aeroportos internacionais de Porto Alegre e Fortaleza), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O tema foi o Manual sobre Operação de Drones (UA) no Apoio às Atividades Aeroportuárias, lançado neste mês pela ANAC.
Esta é a primeira edição do manual, um material inédito que reúne boas práticas e orientações para o uso seguro e eficiente dessa tecnologia em aeródromos. O equipamento pode ser usado em diferentes atividades, que envolvem fiscalização, gerenciamento, monitoramento e captura de imagens.
O manual aborda também os ganhos de eficiência, sustentabilidade e segurança em atividades como inspeção de pistas, monitoramento de fauna, verificação de drenagem, acompanhamento de obras e apoio à segurança operacional. A ANAC destaca que, com o uso de drones, tarefas que antes exigiam mais tempo, equipes em solo e custos elevados podem ser realizadas de forma mais ágil, precisa e com menor impacto ambiental.
Atualmente, a Fraport Brasil atua com três drones, adquiridos entre 2019 e 2022. Em 2023, a equipe da concessionária em Porto Alegre recebeu o contato da ANAC, convidando para auxiliar na elaboração do manual lançado recentemente.
— Nossa conversa serviu para ampliar a divulgação do manual de uso de drones nas atividades aeroportuárias. Com a presença das principais autoridades da área, pudemos explicar com bastante clareza a utilização do dispositivo em várias atividades de gerenciamento do sítio aeroportuário, sinalização das pistas de pouso e de taxiamento, o gerenciamento do risco da fauna e na área de treinamento — pontua o diretor de Emergência e Segurança da Fraport Brasil, Carlos Schmid Gonçalves.
Além de Schmid, participaram da conversa o coordenador de Segurança Operacional da Fraport Brasil, Denis Eduardo Fedrizzi, o 1º Tenente Ricardo, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-CO) de Canoas e o especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Rodrigo Ortolá.
Publicado em 1º/10/2025 | 17h

