O nosso website utiliza cookies para fornecer a vocês, usuários, conteúdos e serviços de seu interesse, para melhorar a experiência durante sua navegação. Destacamos que referido uso é realizado de acordo com as obrigações legais com relação ao tratamento de dados pessoais e regulatórias aplicáveis ao segmento aeroportuário.
Para continuar navegando é importante que você leia e entenda os termos da nossa Política de utilização de cookies.

Sistema de controle de fronteira automatizado entra em funcionamento no Fortaleza Airport

Em tempos de pandemia, todas as medidas que minimizam o contato entre pessoas e a necessidade de manuseio de objetos alheios se torna uma boa notícia. O turista brasileiro que embarca ou desembarca no Fortaleza Airport conta, agora, com um serviço de controle de passaportes automatizado.

 

O sistema e-gate torna o processo de entrada e saída do país mais ágil para os cidadãos brasileiros acima de 18 anos. Sem a necessidade de passar pelo guichê da Polícia Federal, o passageiro entra em uma fila específica para utilizar o equipamento. No total, são sete máquinas, três na área de embarque internacional e quatro no desembarque internacional.

 

Como funciona

No equipamento, o passageiro aproxima o chip do passaporte sobre o leitor, com a face da página fotográfica brilhante para baixo, e segura firmemente por 5 a 10 segundos. O portão abre, a pessoa entra e se posiciona com os pés sobre a marcação. Uma câmera de reconhecimento facial realiza a leitura do rosto e libera a segunda porta para o passageiro seguir à sala de embarque internacional. O sistema cruza as informações do documento e foto com o sistema da Polícia Federal. Em caso de incoerência no cadastro, o passageiro é orientado, por uma mensagem que aparece na tela, a procurar um agente de imigração em um dos guichês de atendimento.

 

Vale ressaltar que este procedimento serve apenas para passaportes brasileiros válidos, emitidos pela Polícia Federal.

 

Este sistema foi instalado pelas empresas SITA e Dormakaba, contratadas pela Fraport Brasil concessionária que administra o Fortaleza Airport, para tornar a passagem pelo controle de fronteira mais rápida e eficiente.