Na próxima segunda-feira (24/10) iniciará a operação assistida (período de testes) do novo acesso de veículos ao meio-fio do aeroporto de Fortaleza nos pisos de check-in e desembarque.
O acesso ao meio-fio permanecerá sendo gratuito e, nesta fase de testes, não será gerada cobrança aos usuários mesmo que o tempo de 10 minutos seja excedido.
O motorista deverá retirar o tíquete na cancela de entrada, mas não haverá necessidade de validação ou pagamento. O mesmo tíquete deverá seu usado na cancela de saída. O objetivo é testar a infraestrutura, os sistemas, bem como a adaptação dos usuários e o fluxo de veículos para garantir uma integração perfeita, sem impacto para o cliente.
Uma vez concluída a operação assistida, o tempo livre para utilização do meio-fio será limitado a 10 minutos. Esse formato já é praticado em outros aeroportos do Brasil e do mundo. Deste modo, o acesso ao meio-fio permanecerá sendo gratuito e ainda não há previsão para o início da cobrança por mau uso da infraestrutura.
“É importante salientar que sempre foi proibido estacionar no meio-fio. Esta medida vem para organizar o tráfego de veículos e garantir que todos tenham acesso a vagas para parar e embarcar ou desembarcar passageiros. O motorista que sabe que irá precisar de mais tempo para aguardar a chegada de alguém, por exemplo, deverá se dirigir ao estacionamento”, explica Natalie Valezi, diretora de marketing e comunicação da Fraport Brasil.
Tempo de permanência
Para a definição do tempo de permanência foram efetuados diversos testes, sempre em hora pico, ou seja, quando há maior circulação de veículos. Dados reais, considerando todo o percurso de carro (a uma velocidade média de 20km/h) mais o embarque ou desembarque de passageiro com bagagem, demonstram que o período de tolerância de 10 minutos é suficiente para deixar e buscar passageiros.
Clique aqui para ver o depoimento da diretora de marketing, comunicação e qualidade da Fraport Brasil, Natalie Valezi.
Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto.