Em cumprimento à legislação vigente, a Fraport Brasil elaborou e aplica o PEZR (Plano Específico de Zoneamento de Ruído) do aeroporto de Fortaleza. O principal objetivo do PEZR é assegurar o desenvolvimento dos aeródromos em harmonia com as comunidades localizadas em seu entorno.
Para tanto, a Fraport Brasil realiza, periodicamente, o monitoramento do ruído aeronáutico gerado em decorrência da operação do Aeroporto Pinto Martins. As medições são realizadas nos períodos diurno e noturno, para acompanhar a movimentação do aeroporto. Os resultados são avaliados tendo-se como base as curvas de ruído e as diretrizes referentes ao uso e ocupação do solo no entorno, a fim de garantir a conformidade com a normatividade vigente.
Os relatórios semestrais são apresentados na reunião do GEA (Grupo do Entorno do Aeródromo), que conta com a participação da CGRA (Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico), da CGRF (Comissão de Gerenciamento do Risco de Fauna) e do PBZPA (Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo), envolvendo a Fraport Brasil, órgãos públicos e autarquias. Neste encontro, é feita a avaliação de resultados, debatidas eventuais reclamações recebidas e feitas sugestões de melhorias.
Os relatórios de gerenciamento de ruído aeronáutico estão disponíveis no site do aeroporto: https://fortaleza-airport.com.br/pt/comunidade-aeroportuaria/gerenciamento-ruido-aeronautico. Caso necessário, é possível registrar uma manifestação sobre o tema pela Ouvidoria do Fortaleza Airport, clicando aqui.