Usamos cookies próprios para melhorar a experiência do usuário através de sua navegação. Ao continuar navegando você aceita seu uso. Mais Informação.

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Nessa obra presente nas paredes do Fortaleza Airport, que me foi encomendada pela Fraport, há um ponto relevante a ser destacado, para aguçar o olhar do público: pessoas do Brasil e de fora que entram e saem do Ceará. É que o voo está presente em todos os painéis, há figuras aladas em todos eles. Desde o primeiro, o de Nossa Senhora da Assunção que sobe aos céus, nos pássaros que estão presentes emoldurando Iracema, se estendendo a todos os outros temas explorados. Quase tudo está voando, flutuando, ocupando os espaços aéreos. O Ceará se apresenta em pleno voo, histórico e cultural, tudo se apresentando em movimento.

Os holandeses fundaram o Forte de Schoonenborch em 1649. Mais tarde, em 1654, os portugueses os expulsaram e fizeram o Forte de Nossa Senhora da Assunção, que ficou sendo o nome da cidade.

Nossa Senhora, padroeira e protetora da cidade, não poderia deixar de ter ao seu lado a presença de um anjo sanfoneiro, uma ligação entre ela e a nossa nordestinidade.