Usamos cookies próprios para melhorar a experiência do usuário através de sua navegação. Ao continuar navegando você aceita seu uso. Mais Informação.

Credenciamento

Para obter o credenciamento aeroportuário de pessoas, veículos e/ou equipamentos que necessitem acessar áreas operacionais, existem algumas normas e instruções que devem ser seguidas. Confira as orientações para permissão de acessos:

A cartilha de credenciamento é um guia prático para que o credenciado, empresas e órgãos públicos obtenham informações necessárias sobre o processo de credenciamento aeroportuário, além das etapas que devem ser cumpridas e a documentação necessária a ser apresentada para emissão de credenciais de pessoas e autorizações de veículos (ATIV) em conformidade com a legislação específica regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para solicitar credenciais e autorizações, a empresa deverá indicar um titular e dois suplentes que serão responsáveis pelas requisições junto ao setor de Credenciamento. O cadastro deve ser realizado por meio do Formulário de Cadastro de Representantes de Empresas e apresentação dos documentos descritos.

A credencial permanente, que tem validade de até dois anos, é fornecida para pessoas que possuem necessidade de acessar, sem acompanhamento, as áreas operacionais do aeródromo.

A credencial temporária tem validade de até 90 dias e é fornecida para visitantes, prestadores de serviço e funcionários em contrato de experiência. Para solicitá-la, é necessário preencher o formulário e entregar cópia do documento de identificação válido.

Para solicitação de credenciais permanentes ou temporárias, é obrigatória a apresentação dos documentos abaixo, preenchidos e assinados.

A autorização permanente tem validade até um ano e é fornecida aos veículos e equipamentos que possuem necessidade de acessar, sem acompanhamento, as áreas operacionais do aeródromo. Para receber a autorização deve-se apresentar todos os documentos necessários para emissão do ATIV. A autorização temporária tem validade de até 30 dias e é fornecida a todos os veículos e equipamentos que não possuem autorização de trânsito interno.