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Guia do passageiro

Quais serviços estão disponíveis no aeroporto?
O Fortaleza Airport oferece diversos serviços aos passageiros e usuários, dentre eles, lojas, restaurantes, casa de câmbio, estacionamento, lojas de companhias aéreas e wi-fi gratuito.

O que está incluído na passagem aérea?
Cada companhia aérea oferece serviços diferentes. Sendo assim, antes de finalizar a compra da sua passagem, consulte os itens disponíveis. 

O que é taxa de embarque?
A taxa de embarque é uma tarifa aplicada pela administração aeroportuária para manter a manutenção da infraestrutura, como salas de embarque, pátio de manobras das aeronaves, elevadores, escadas rolantes, sanitários, equipamentos, entre outros. Essa taxa é cobrada pelas companhias aéreas no momento da compra da passagem e repassada à administração aeroportuária.  

Posso comprar a passagem aérea no aeroporto? 
Algumas empresas dispõem de lojas dentro do aeroporto e permitem a compra de passagem para o mesmo dia. Consulte detalhes com cada companhia.

É permitido cancelar a passagem ou mudar a data da viagem?
Para trocar a data ou cancelar a viagem é necessário procurar a companhia aérea e verificar as condições do contrato, firmado entre empresa e passageiro, no momento da compra da passagem. 

O que é voo com escala?
No voo com escala, a aeronave pousa em uma ou mais cidades antes do destino, para abastecimento, embarque ou desembarque de passageiros. No momento da escala, o passageiro não deve desembarcar, mas permanecer na aeronave até a nova decolagem. 

O que é voo com conexão?
Em casos de voo com conexão, o passageiro desembarca no aeroporto que não é o seu destino e embarca em outra aeronave para que siga até o destino. 

Com quais documentos é possível viajar no Brasil?
Todos os passageiros devem embarcar portando um documento oficial válido com foto (como RG, CNH ou passaporte). Para crianças deve-se observar a legislação vigente e confirmar a necessidade de documentação adicional. Além disso, o passageiro deve portar um cartão de embarque válido. Apenas titulares do cartão podem ingressar nas salas de embarque. Carteira de Estudante e de Trabalho não são aceitas como documentos de identificação. Consulte sempre a companhia aérea.

E para voos internacionais?
Para voos internacionais, além de um documento válido com foto (passaporte), verifique as exigências do país de destino – como validade mínima do passaporte, visto de entrada ou trânsito, certificado de vacinação, dentre outras –, a fim de evitar eventuais transtornos. Alguns países na América do Sul permitem a entrada de passageiros brasileiros com a Carteira de Identidade (RG) válida e em bom estado de conservação, sem a necessidade de apresentação de passaporte. Consulte a empresa aérea para mais informações.

Sou estrangeiro e vou viajar ao Brasil. O que preciso apresentar?
Passageiros de outras nacionalidades devem apresentar: passaporte, Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE), Identidade Diplomática ou Consular, ou ainda outro documento de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil. Atente-se à validade do seu documento.

Transporte de moeda
Para informações sobre porte de moeda (espécie ou cheque-viagem), tanto na entrada quanto na saída do Brasil, verifique a necessidade de preenchimento da Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), a partir do site da Secretaria da Receita Federal do Brasil: www.edbv.receita.fazenda.gov.br.

 

O primeiro passo 
A confirmação do voo é feita pelo procedimento chamado check-in. Nesse momento também é emitido o cartão de embarque, onde constarão as informações do voo (horário e número do assento). Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de autoatendimento nos aeroportos. 

Acesso à sala de embarque
O ingresso à sala de embarque é liberado 8h antes do voo na sala de embarque para voos voos domésticos e 4h para voos internacionais.

Hora do embarque
O horário do embarque estará gravado no seu cartão de embarque. Fique atento, pois este é sempre mais cedo que o horário de partida do voo. Após realizar o check-in, o passageiro deverá passar pelo canal de inspeção de segurança e se deslocar para o portão de embarque. 

Na sala de embarque
O passageiro deverá verificar o horário e o portão de embarque para o seu voo nos diversos monitores espalhados pelo aeroporto. Tanto o horário do voo quanto o portão de embarque podem sofrer alterações a qualquer tempo. Após a chamada para a entrada na aeronave, o passageiro deve apresentar o seu cartão de embarque e o seu documento de identificação.

O que fazer se o voo atrasar?
Em casos de atraso, procure a companhia aérea que deverá lhe oferecer assistência. 

O que fazer se o voo for cancelado?
Em casos de cancelamento, a companhia aérea deve oferecer ao passageiro assistência, opção de acomodação ou reembolso. 

O que acontece se o aeroporto parar as operações por mau tempo? 
As condições meteorológicas podem impactar nas operações do aeroporto e impedir pousos e decolagens. Como consequência, os voos podem ser desviados para outros aeroportos ou, no caso de partidas, permanecer no solo até a melhora climática e reestabelecimento da operação. 

O que é overbooking?
O overbooking acontece quando o número de pessoas que deve embarcar ultrapassa a capacidade de lugares disponíveis na aeronave. 

PNAEs (Passageiros Com Necessidade de Assistência Especial)

Quem são PNAEs e quais são os seus direitos?
Os passageiros com necessidade de assistência especial são aquelas pessoas que possuem alguma deficiência, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo, pessoas com mobilidade reduzida, ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia. Como passageiro, essa pessoa tem direito à assistência especial.

De acordo com a resolução nº 280/2013, o PNAE deve:

  • Informar ao operador aéreo as assistências necessárias no momento da contratação do serviço de transporte aéreo.
  • Avisar com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo a necessidade de acompanhante.

Para mais informações, acesse a Resolução n°280 da Anac.

Em quais momentos o PNAE recebe assistência especial?
O passageiro recebe assistência especial da empresa aérea em diversos momentos de sua jornada. 

O PNAE tem direito a acompanhante?
Nos casos em que a condição do passageiro exige a presença de um acompanhante, a solicitação deve ser feita com 72 horas de antecedência ao operador aéreo.

Como solicito auxílio?
A pessoa que julgar necessário algum tipo de auxílio deve informar a companhia aérea, no momento da compra da passagem, o tipo de atendimento especial que necessita (ajuda técnica, acompanhante e/ou uso de oxigênio suplementar, por exemplo). 
 
Equipamentos e serviços de assistência ao PNAE no aeroporto: 

Equipamentos de mobilidade

  • Duas cadeiras de rodas manuais.
  • Uma cadeira de rodas para obeso

Sanitários acessíveis

  • Dez sanitários acessíveis na área pública, sendo quatro no piso 0, quatro no piso 1 e dois no piso 2.
  • Onze sanitários acessíveis no embarque doméstico, sendo nove no piso 2 e dois no piso 1.
  • Três sanitários acessíveis no embarque internacional, no piso 2.
  • Dois sanitários acessíveis no desembarque doméstico, no piso 1.
  • Quatro sanitários acessíveis no desembarque internacional, no piso 1.

Bebedouros

  • Cinco bebedouros acessíveis na área pública, sendo dois no piso 0, dois no piso 1 e um no piso 2.
  • Quatro bebedouros acessíveis no embarque doméstico, sendo três no piso 2 e um no piso 1.
  • Um bebedouro acessível no desembarque doméstico, piso 1.
  • Dois bebedouros acessíveis no desembarque internacional, piso 1.

 

Orientações para acesso ao meio-fio do aeroporto

Confira aqui as informações referentes ao procedimento de acesso de veículos ao meio-fio do aeroporto, para aqueles que necessitarem de um tempo superior aos 10 minutos estipulados para embarque e desembarque no meio-fio do Terminal de Passageiros.

 

O que é bagagem de mão?
Refere-se à bagagem que o passageiro carrega dentro da aeronave. Cada empresa aérea possui suas especificações em relação ao peso e medida. 
Consulte a companhia aérea responsável pela emissão da sua passagem antes de embarcar.

O que é bagagem despachada?
A bagagem despachada é armazenada no porão da aeronave. 
É um serviço extra oferecido pelas companhias aéreas. Assim, cada passageiro poderá escolher se deseja adquirir a franquia de bagagem.

O que é bagagem desacompanhada?
A bagagem desacompanhada é transportada como carga.

O que é franquia de bagagem?
A franquia refere-se ao peso e ao número de volumes permitidos para levar na viagem. Pode variar de acordo com a companhia aérea. 
Consulte o peso e dimensões antes da viagem.

Posso levar a bagagem no interior da aeronave?
O transporte de bagagem no interior da aeronave é permitido desde que siga algumas especificações. Consulte a companhia aérea e verifique as condições.

Posso levar alimentação infantil ou dieta especial na bagagem de mão?
Alimentação de bebês (de forma líquida ou pastosa) e líquidos de dietas especiais podem ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluindo eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança. As regras sobre limites de bagagem variam conforme o país de destino. 
No caso de dúvidas, consulte a companhia aérea.

Quais são os itens proibidos na bagagem de mão em voos domésticos?
Objetos cortantes ou perfurantes, armas de fogo e outros dispositivos que disparam projéteis, dispositivos neutralizantes, ferramentas de trabalho, substâncias explosivas ou incendiárias, e substâncias químicas e tóxicas não são permitidas no interior da aeronave. 
No caso de dúvidas, consulte a companhia aérea.

Quais são os itens proibidos na bagagem de mão em voos internacionais?
Além dos objetos cortantes ou perfurantes, armas de fogo e outros dispositivos que disparam projéteis, dispositivos neutralizantes, ferramentas de trabalho, substâncias explosivas ou incendiárias, e substâncias químicas e tóxicas, também não são permitidos recipientes com líquidos maiores que 100ml, mesmo que não estejam cheios. 
No caso de dúvidas, consulte a companhia aérea.

Quais itens permitidos na bagagem de mão em voos internacionais?
Todos os líquidos, inclusive em gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100ml cada. Todos os frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente (que possa ser fechada e contenha capacidade máxima de 1 litro). Os frascos devem estar dispostos com folga dentro da embalagem fechada, que deve ser apresentada para inspeção visual. É permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.
Em caso de dúvida, consulte a companhia aérea com antecedência.

Quais itens são proibidos na bagagem despachada?
Não é permitido transportar substância explosivas, inflamáveis ou tóxicas. 
Em caso de dúvida, consulte a companhia aérea. 

Como despachar objetos grandes, como equipamentos esportivos e instrumentos musicais?
Para transportar objetos maiores, o passageiro deve consultar a companhia aérea com antecedência e verificar as condições. Bagagens que não atendam às regras estabelecidas pela empresa poderão ser recusadas ou submetidas ao transporte como carga.

Posso embarcar na aeronave com produtos adquiridos no free shop?
É permitido o embarque de produtos adquiridos no free shop da área de embarque. O passageiro poderá levar os itens na bagagem de mão, desde que estejam embalados em sacola selada pelo estabelecimento e acompanhado de nota fiscal. 

O que é restituição de bagagem?
É o processo de retirada de malas das esteiras de bagagens na área de desembarque do aeroporto. Na chegada ao destino, a companhia aérea irá disponibilizar a bagagem nessas esteiras.

O que devo fazer se minha bagagem for extraviada?
Em caso de extravio de bagagem, o passageiro deve comunicar a companhia aérea imediatamente.

 

Para dúvidas ou informações sobre bagagens, consulte https://www.gov.br/Anac/pt-br/assuntos/passageiros/bagagem

Para dúvidas sobre o que é permitido ou proibido nas bagagens, consulte https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar

Qual horário preciso chegar no aeroporto?
Verifique com a companhia aérea qual é o horário limite para apresentar-se no aeroporto.

Em qual momento é permitido acessar a sala de embarque?
Após a liberação pela Polícia Federal, o ingresso na sala de embarque pode ser feito 4h antes do voo. Fique atento às informações presentes no bilhete. Nele haverá orientações sobre o horário limite para embarque, horário de partida e número da poltrona. Verifique o portão de embarque nos monitores do aeroporto.

É permitido viajar com medicamentos?
Medicamentos são liberados, mas podem ser submetidos a procedimentos diferenciados de inspeção. Caso o recipiente do medicamento tenha menos que 100ml, não há restrições. Mas se houver mais que 100ml, poderá ser permitido desde que observe as seguintes condições: esteja com a devida prescrição médica, em formato físico ou digital, somente na quantidade necessária para utilização no período total de voo (incluindo eventuais escalas), e deve ser apresentado no momento da inspeção de segurança.

Preciso tomar vacina antes de viajar?
É importante manter sempre atualizado o cartão de vacinação. Verifique se o país de destino exige algum tipo de vacina.

Posso trazer produtos de origem vegetal e animal?
Existem algumas restrições para trazer alimentos de fora do país. Para saber quais são os itens permitidos e proibidos, consulte https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/viajantes-e-bagagens

O que é Alfândega?
É o controle de entrada e saída de mercadorias do país, realizado pela Receita Federal. Todos os passageiros em viagem internacional são submetidos ao controle alfandegário, seja na entrada ou saída do país.  

Qual é o valor limite de compras no free shop?
A compra limita-se a US$1.000 ou o equivalente à moeda.

Posso viajar com o meu animal de estimação?
Animais de estimação são permitidos em viagens, porém, o viajante deve consultar a companhia aérea para verificar as condições de transporte. Dependendo do porte do animal ele pode viajar no interior da aeronave. Caso seja de grande porte, terá que viajar no porão da aeronave. Além das regras da companhia aérea, é importante consultar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e verificar as exigências. As condições podem variar de acordo com o tipo de viagem, doméstica ou internacional.

É permitido viajar com cão-guia?
Os cães guias são transportados gratuitamente e acompanham o seu dono no interior da cabine. Porém, antes de viajar, é necessário verificar as exigências sanitárias, seja para destinos nacionais ou internacionais.

Quais são os documentos necessários para embarcar com o animal de estimação? 
Para viagens nacionais com cães e gatos, o viajante deve procurar um médico veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e solicitar o atestado de saúde do animal. No caso de outros animais, é necessário obter o Guia de Trânsito Animal (GTA), emitido por um veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ou pelo órgão responsável pela defesa sanitária.

A moeda oficial do Brasil é o Real. O Real é a 16ª moeda mais negociada no mundo, a segunda mais negociada na América Latina e a quarta nas Américas. Existem cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 reais e moedas de 0,05, 0,10, 0,25, 0,50 e 1,00. 
 

Cada região do Brasil possui um tipo de voltagem. Em Fortaleza a tensão oficial é de 220V. Existe um padrão brasileiro de plugues e tomadas. Os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas têm três orifícios.

O wi-fi é gratuito em todo o Terminal de Passageiros. Para acessar, basta habilitar o “wi-fi” no celular, tablet ou notebook e escolher a rede “.FOR Airport Free” . Não é necessário efetuar cadastro para realizar este acesso.

Por que preciso passar pelo detector de metais?
Os procedimentos de inspeção de segurança do aeroporto são itens obrigatórios e seguem a legislação vigente. Todos os passageiros, exceto passageiro que tenha material implantado, devem ser inspecionados pelo detector de metais no momento do embarque.

O que devo fazer antes de passar pelo detector de metais?
Antes de passar pelo pórtico, todos os passageiros devem retirar objetos metálicos como cinto, moeda, relógio, chaves, celular, fivelas etc.  Para agilizar o procedimento coloque os itens dentro da sua mochila e/ou bolsa.

Como proceder se o detector de metais acionar mesmo após a retirada de todos esses materiais? 
Caso o alarme sonoro seja disparado, o passageiro deverá ser inspecionado com detector manual de metais. 

A bagagem de mão também passa pelo raio-X?
A bagagem de mão também deve passar por inspeção e, caso sejam detectados itens proibidos, eles deverão ser descartados.

A inspeção aleatória de segurança é obrigatória?
De acordo com a legislação da Anac, qualquer passageiro pode ser inspecionado aleatoriamente. Caso seja escolhido, sua colaboração é importante para que se cumpra os procedimentos de segurança. Atenda com presteza as solicitações do agente de segurança.

Cuidados para um voo seguro
Para a segurança dos passageiros e tripulantes, algumas regras e orientações devem ser observadas:

  • É proibido fumar a bordo do avião, inclusive nos lavatórios, e não é permitido impedir ou tentar impedir o funcionamento dos detectores de fumaça instalados nos lavatórios. Caso essa regra seja descumprida, o passageiro responde por crime previsto no artigo 261 do Código Penal, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão a quem expuser uma aeronave ao perigo.
  • Aparelhos eletrônicos só poderão ser utilizados dentro da aeronave de acordo com a permissão e condições estabelecidas pela empresa aérea. Alguns dispositivos eletrônicos podem ser utilizados a bordo de aeronaves, como notebooks e celulares, exceto durante as operações de pouso e decolagem. 

Procedimentos de segurança
Algumas ações podem ser feitas pelo piloto, se necessário:

  • Arremeter: é uma manobra realizada quando o piloto identifica que as condições para o pouso não estão plenamente favoráveis e planeja fazer uma nova aproximação.
  • Atraso no pouso e decolagem: prezando pela segurança, às vezes é necessário atrasar em alguns minutos uma decolagem ou pouso.
  • Tempestades e zonas de turbulência: o passageiro deve permanecer sentado e com o cinto afivelado, principalmente quando o aviso luminoso estiver acesso, e observar as instruções dadas pela tripulação. Se estiver no sanitário ou no corredor do avião, deve retornar imediatamente ao seu assento. Durante turbulência, o serviço de bordo é interrompido.
  • Fechamento de aeroporto: o aeroporto nunca fecha. No entanto,  quando as condições meteorológicas ou operacionais não são adequadas, pousos e decolagens podem ser suspensos temporariamente ou cancelados. Nesses casos, as aeronaves que pousariam ou decolariam daquele aeroporto poderão ser direcionadas a outros ou permanecer em espera. Você pode acompanhar as informações na página https://fortaleza-airport.com.br/pt/viajar/painel-de-voos-horarios-aeroporto-fortaleza-pinto-martins quando ocorrer estas situações.
  • Atendimento a bordo: em caso de urgência médica dentro da aeronave, comunique o fato à equipe de bordo. Serão tomadas as devidas providências, como alertar os serviços de saúde do destino. Dependendo do caso, a aeronave poderá, ainda, fazer um pouso não programado.

Houve algum problema e me sinto lesado. O que posso fazer?
Ao comprar uma passagem, você estabelece um contrato com a companhia aérea, portanto, uma relação de consumo.
Caso se sinta prejudicado ou tenha os seus direitos desrespeitados, dirija-se primeiro à empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema não derem resultado, você pode acessar a plataforma de resolução de conflitos do governo federal: consumidor.gov.br.

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